quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

As diferenças dos pães... Qual o melhor para consumo?


Nada mais gostoso do que um pão fresco, bem macio e saboroso pela manhã, não é mesmo! Há alguns anos atrás as opções eram o francês, a bisnaga, o italiano, o de leite e o de forma. Hoje, a variedade de pães cresce aceleradamente. Cada dia que passamos pelas prateleiras dos supermercados e padarias nos deparamos com uma opção diferente, o sete grãos, oito, nove... São tantos grãos que até ficamos perdidos! É linhaça, aveia, chia, centeio, quinua, amaranto, semente de girassol, gergelim, além de outros ingredientes como castanhas, amêndoas, legumes. Até iogurte tem nos pães de hoje em dia!

O curioso é que mesmo diante de tantas marcas e tipos diferentes, o campeão do consumo do brasileiro ainda é o pão francês. Porém, a troca por um do tipo integral ou de grãos pode trazer inúmeros benefícios à saúde, variáveis de acordo com o grão que for acrescentado.
Antes de mais nada vale ressaltar que os pães integrais são aqueles feitos com a farinha de trigo integral, e só. É certo que a quantidade de fibras já é maior do que os pães feitos com farinha branca, como o francês, mas os que tem adição de grãos e outros ingredientes são ainda mais ricos nesse nutriente, além de apresentarem menor quantidade de sódio e gordura saturada e maior concentração de vitaminas e minerais.
Portanto, se o seu problema é o colesterol alto, intestino preguiçoso e o terror dos sintomas da TPM causados pelo desequilíbrio hormonal , vale investir nos pães integrais simples, ou com aveia, centeio e soja. Se o objetivo é manter a saúde do coração, os níveis de açúcar no sangue, a boa aparência da pele e cabelos e o corpinho em forma, as melhores opções são os de linhaça, castanhas, quinua e chia. Enfim, cada um dos grãos pode ajudar a nossa saúde de uma forma. Portanto, o ideal é consumir aqueles pães que contenham o mix desses grãos, como os de 7 e até de 12 grãos.
Mas além disso, no momento de escolher o pão que vai levar para casa fique atento também à tabela de composição nutricional! A quantidade dos grãos integrais presentes devem ser de 50 a 85%, a quantidade de fibras por fatia deve ser igual ou superior a 2g e a quantidade de sódio e gordura saturada, que como já dito, deve ser menor que no pães de farinha branca. Os pães que não apresentam essas características podem não ser tão benéficos, e você pode acabar pagando mais caro por um pão com qualidade semelhante ao do pão branco, como o francês e o de forma, que são bem mais baratos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário