terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Os benefícios da chia: saciedade, emagrecimento, antiinflamatória e desintoxicante.

Chia, uma semente originária do méxico, tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo. Entenda como:



As sementes de chia possuem elevados níveis de ômega 3, além de grandes quantidades de fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas e sais minerais, como ferro, magnésio e cálcio. É também fonte de vitamina B e possui forte atividade antioxidante. 

A chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:

1) Causa saciedade: suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Quando entram em contato com a água, formam um gel no estômago, diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores.

2) Combate inflamação: a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

3)Desintoxica: a fibra presente na semente regula o trânsito intestinal, dessa forma desintoxica o organismo

Outros benefícios:

Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol e controla a glicemia devido a grande quantidade de fibras que possui. É ótima para a saúde óssea (cálcio), previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo. Por possuir o ácido alfa-linoléico, a semente se consumida diariamente pode reduzir o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares. Alguns estudos citam o ácido como protetor de doenças como câncer de próstata. Pesquisas citam que sua falta no organismo pode aumentar em até 70% o risco de doenças cardiovasculares, e ele também pode possuir efeito protetor em isquemias e epilepsias.

Consumo ideal: 30 gramas por dia - 2 colheres de sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário