terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Café da manhã e saciedade ao longo do dia!!

Regra clássica para a perda de peso: tomar café da manhã! Isso é o que todas nós nutricionistas dizemos aos nossos pacientes que almejam a perda de peso. Mas não é só mais uma dica qualquer. Uma pesquisa da Universidade de Missouri comprovou que o café da manhã está sim relacionado com mecanismos de saciedade que podem levar a uma ingestão calórica menor nas demais refeições feitas ao longo do dia.


Os pesquisadores selecionaram meninas adolescentes que não tinham o hábito de tomar o café da manhã. Elas foram divididas em três grupos. O primeiro grupo recebeu um café da manhã rico em proteínas, o segundo recebeu um café da manhã com quantidade normal de proteínas e o terceiro continuou não tomando o café da manhã. Tanto o café oferecido ao primeiro grupo, quanto ao segundo, tinham 350kcal.

Não por surpresa, os resultados mostraram que as adolescentes que ingeriram café da manhã tanto do grupo 1 quanto do grupo 2 tiveram maior sensação de saciedade e, então, diminuíram a ingestão calórica nas refeições posteriores, diferente das adolescentes que não tomaram o café da manhã.

Portanto, fica claro que para que o processo de perda de peso se torne mais fácil e eficiente, é preciso incluir o café da manhã. Se logo que acordarmos dermos ao nosso corpo uma boa quantidade de energia, evitaremos que ele “nos solicite” essa energia em grande quantidade nas próximas refeições, através do aumento da nossa fome. 

Para aqueles que insistem em dizer que não tem o costume ou não conseguem comer quando acordam, a dica é começar a criar esse hábito aos poucos. Comece com 1 copo de suco, de leite ou de iogurte. Uma semana é suficiente para que o corpo se habitue! Então, é só evoluir para um cereal rico em fibras com leite desnatado, 1 fruta, torradas com queijos magros, como ricota, cottage e queijo fresco... São muitas as opções. É só querer, e dar o primeiro passo. Daí em diante seu corpo responde por você, te ajudando e muito na conquista de seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário