quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Nutricosméticos: pílulas da beleza, entenda o porquê!


Seguir uma alimentação equilibrada é o método mais recomendado para quem deseja evitar doenças e prevenir o envelhecimento. Isso porque as vitaminas e os minerais contidos nos alimentos ajudam a combater os radicais livres, moléculas que degeneram as células sadias do nosso organismo. No entanto, a maioria das pessoas não consome a quantidade necessária de nutrientes capaz de oferecer proteção total. Pensando nisso a indústria farmacêutica investiu na criação dos nutricosméticos!


Produzidos a partir de alimentos funcionais ou suplementos alimentares, eles concentram vitaminas, sais minerais e outras substâncias fundamentais à saúde do organismo. E também participam de reações químicas importantes no interior das células, promovendo a restauração dos tecidos. Ou seja, os nutricosméticos visam repor possíveis deficiências causadoras de rugas, unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, entre outros problemas estéticos. Os nutricosméticos são a prova de que a beleza vem de dentro para fora. São, portanto, as pílulas da beleza! 

O objetivo é nutrir o organismo para garantir a saúde do corpo e a boa aparência. Entretanto, não substituem cremes, tratamentos estéticos, dieta e exercício físico. As cápsulas são um complemento da rotina de beleza. A pílula antigordura, por exemplo, ajuda a acelerar o me­ta­bolismo e, assim, diminui medidas. Mas, para reduzir pra valer o peso na balança, é necessário associá-la a dieta e atividade física.

A indicação por um profissional especializado é fundamental, pois são consideradas suplementos nutricionais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Fazer uso de um nutricosmético sem orientação pode levar ao efeito contrário, como aumento de peso, queda de cabelo... Portanto, antes de começar a usar voce deve procurar um nutricio­­nista para ser corretamente orientada.

As contraindicações são poucas, mas existem. Gestantes e lactantes não devem consumir nada sem antes ouvir o médico. Se você for alérgica a algum dos componentes da fórmula fuja da pílula.

Resultados surgem a partir de dois meses. Assim como os cremes, as pílulas mostram seus efeitos depois de 60 dias de uso. Mas bem antes disso, na terceira semana, há quem sinta melhora.

Lembre-se: os nutricosméticos não fazem milagre, eles são uma ajuda extra. Portanto, não dispense uma alimentação correta, a prática de exercícios e o uso regular de cremes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário